You are currently viewing Sinalização na obra para prevenção de acidentes de trabalho

Sinalização na obra para prevenção de acidentes de trabalho

O setor da construção civil lida diariamente com inúmeros riscos, uma vez que abrange diferentes atividades que exigem concentração e cuidado para não se tornarem arriscadas, embora sejam sabidamente perigosas. Diante disso, é essencial estar atento à sinalização de segurança na obra para a preservação da saúde e da vida dos trabalhadores. Essa sinalização precisa ser eficiente para cumprir seu papel de prevenção de acidentes de trabalho.

Mesmo sendo fundamental, muitas vezes a sinalização de obra é deixada de lado, seja por falta de informação sobre sua correta implementação ou apenas por ter sido considerada dispensável na rotina dos canteiros de obras.

Para mostrar que esse assunto não pode ser negligenciado nem colocado em prática de qualquer maneira, reunimos a seguir pontos fundamentais para orientar a sinalização na obra para prevenção de acidentes. Vem conferir com a gente!

O que é e para que serve a sinalização de obra?

Por sinalização de obra entende-se a utilização de diferentes itens, sejam eles visuais, sonoros, luminosos ou gestuais, que indicam que uma situação, uma atividade, um material e até mesmo um objeto podem colocar em risco a saúde física de um colaborador, usuário ou visitante.

Para que essa sinalização cumpra sua função – a de proteger todos no canteiro de obras – ela precisa ser eficaz e seguir diretrizes já fixadas para cada atividade: as normas regulamentadoras – NR’s.

A NR que normatiza a sinalização de segurança em obras é a NR-18, trazendo regulamentações sobre a identificação de saídas e de pontos de apoio, sobre advertências de perigos diversos e de obrigatoriedade de uso de EPI’s ou de EPC’s, sobre áreas de circulação de equipamentos e de transporte, dentre outras mais.

Tudo isso para alcançar um bem maior comum: a segurança de todos que integram, provisoriamente ou permanentemente, o espaço onde a obra é realizada.

Por que é importante sinalizar a obra?

Uma das grandes recompensas dos empreendedores da construção civil é saber que em seus canteiros de obras as pessoas têm a certeza de que estão devidamente protegidas e conseguem identificar os pontos de possíveis perigos e suas implicações por meio da sinalização. Isso já seria motivo suficiente para entender a importância dessa prática. Mas tem mais envolvido!

Uma obra bem sinalizada tem um número de acidentes reduzido, já que a sinalização ajuda na conscientização dos colaboradores quanto à importância do uso dos equipamentos e também na adoção de atitudes que colaborem para a proteção deles mesmos e dos demais envolvidos na obra.

Além disso, a sinalização ainda auxilia na organização e na dinamização do espaço de trabalho.

Como sinalizar adequadamente a obra?

Por se tratar de um ramo com diversas atividades sabidamente de alto grau de periculosidade, a construção civil é um setor que não pode deixar de lado uma sinalização adequada. Além disso, não cumprir as instruções normativas pode acarretar prejuízos financeiros e legais.

Então, adotar medidas para uma sinalização eficaz é uma necessidade. Se ainda restam dúvidas sobre como fazer isso, continue lendo que a gente te ajuda!

Comunicação clara!

Embora os trabalhadores já tenham conhecimento sobre as rotinas e a linguagem da obra, outros usuários e visitantes nem sempre estão familiarizados com elas. Por isso, a comunicação precisa ser clara! Todos no canteiro de obras devem conseguir visualizar e compreender a mensagem que está sendo passada.

Atenção às cores!

Seguindo as diretrizes da NR-26, que regulamenta a utilização das cores corretas para cada necessidade, fique atento às cores na sinalização da obra! Elas são importantes para uma comunicação visual eficiente e por serem normatizadas já são de conhecimento de boa parte daqueles que transitam pelo canteiro de obras.

Identifique e indique os riscos!

É essencial ter em mãos uma análise de risco do espaço de trabalho, pois é ela quem permite que ameaças e perigos sejam identificados e indicados corretamente, gerando um ambiente seguro, mas também otimizado e eficiente. Para aprimorar a análise de risco, pode-se ainda contar com a colaboração dos trabalhadores, incentivando-os a reportarem o surgimento de novos riscos no canteiro de obras.

As dicas acima devem ser aplicadas em placas de segurança para sinalização em canteiros de obras, fabricadas em material de qualidade e sob as demandas do empreendimento, indicando sempre as proibições, as obrigações e os avisos de alerta, instaladas em locais estratégicos, de fácil, rápida e ampla visualização. Essas dicas também podem ser aproveitadas na comunicação verbal e luminosa, universalizando as informações.

Agora ficou mais claro que a sinalização adequada na obra é fundamental para a prevenção de acidentes no local de trabalho, minimizando os riscos e tornando-o mais seguro. Com ela, colaboradores, usuários e visitantes podem conhecer os riscos que muitas vezes parecem não existir e saber o que é preciso fazer para evitar os acidentes.

Para continuar por dentro deste e de outros assuntos sobre o universo da construção civil, assine nosso newsletter e não perca nada!