You are currently viewing A importância, os tipos e a correta utilização de capacetes

A importância, os tipos e a correta utilização de capacetes

Em diferentes ramos de trabalho, a preocupação com a saúde, o bem-estar e a segurança dos colaboradores, usuários e visitantes é constante. No setor da construção civil não é diferente! Além dessa preocupação, existe ainda a obrigatoriedade imposta por regulamentações específicas que versam sobre o uso de equipamentos de proteção individual – EPI’s – que minimizem ou eliminem alguns dos riscos nos canteiros de obras.

Todos os EPI’s são essenciais para a prevenção de acidentes nos postos de trabalho, mas a cabeça é uma das partes mais expostas a riscos quando falamos de trabalhadores da construção civil. Por isso, os capacetes de proteção são um dos itens mais importantes para a proteção dos trabalhadores e de todos que circulam nos canteiros de obras e são insubstituíveis na proteção da cabeça contra ferimentos causados por impactos na queda de materiais. A NR-6 é a norma regulamentadora que define quais são e como devem ser corretamente utilizados os equipamentos de proteção.

Embora com essa obrigatoriedade e com sua reconhecida eficácia na proteção, os capacetes de segurança ainda são negligenciados por alguns trabalhadores e empreendedores. Para que todos conheçam um pouco mais sobre a importância da correta utilização deste equipamento, preparamos este artigo. Acompanhe-nos neste aprendizado!

O que são capacetes de segurança?

Os capacetes de segurança são um dos equipamentos de proteção individual obrigatórios em diferentes áreas profissionais, mas muito vistos em uso no setor da construção civil, destinados à proteção da cabeça contra impactos diversos e, em alguns casos, contra choques elétricos. Em geral, são utilizados em associação com outros equipamentos, como óculos de proteção, botas de segurança, dentre outros, para promover uma maior segurança dos trabalhadores e demais pessoas que circulam pelos canteiros de obras.

Para que o capacete ofereça corretamente a proteção a que se destina, é preciso observar itens importantes, como a existência de um Certificado de Aprovação atualizado, além do prazo de validade estipulado pelo fabricante e do bom estado de conservação, no caso de equipamentos já em uso.

Este EPI é formado por duas partes: o casco e a suspensão. A suspensão é a parte que evita que o casco fique em contato direto com a cabeça e que pode ser ajustada para cada usuário. Por sua vez, o casco é a parte rígida do capacete que tem por objetivo proteger a cabeça de que utiliza o capacete contra impactos causados por quedas de objetos na obra.

Quais são os tipos de capacete?

Atualmente, existem diferentes tipos de capacetes de proteção disponíveis no mercado. Os três tipos principais, classificados segundo a NR-6, são o Tipo I: Capacete de Segurança com aba total; o Tipo II: Capacete de Segurança com aba frontal; e o Tipo III: Capacete de Segurança sem aba. Além dessa classificação, também possuem duas outras definições: as classes A e B. Os capacetes da Classe A são eficazes na proteção contra impacto de objetos e os da Classe B atuam também na proteção contra choques elétricos.

É possível encontrar também outros tipos de capacetes de proteção, específicos para diferentes funções que cada trabalhador possa exercer. Fundamental é saber quais os riscos existentes nessas funções para escolher adequadamente o modelo a ser usado.

Na construção civil, quem deve utilizar capacete?

A empresa é responsável por oferecer gratuitamente o capacete e outros EPI’s em quantidade suficiente para todos os colaboradores e também para todos os que entrarem e circularem pelas dependências da obra. Ademais, é responsável também pela manutenção e substituição dos equipamentos para que eles estejam sempre em boas condições de utilização.

Portanto, tanto os trabalhadores quanto os visitantes devem, obrigatoriamente, fazer uso do capacete na construção civil durante todo o período em que estiverem na obra, pois esse equipamento é fundamental para a segurança de todos.

As cores ajudam na identificação

Embora todos que estejam trabalhando ou circulando nas obras da construção civil serem obrigados a usar o capacete de proteção, esses equipamentos possuem cores diferentes, definidas pelas empresas e ainda sem um padrão estabelecido, mas que estão relacionadas à função que cada pessoa exerce dentro da obra. Atualmente, as cores mais utilizadas e as funções a que se referem são:

  • Branco ou Cinza: engenheiros, técnicos, arquitetos, mestres de obra, encarregados e estagiários;
  • Amarelo ou Marrom: visitantes;
  • Verde: operários, serventes e armadores;
  • Azul: pedreiros;
  • Laranja: eletricistas;
  • Vermelho: bombeiros e carpinteiros;
  • Preto: técnicos em segurança do trabalho e operadores de máquinas.

Papel dos trabalhadores e dos demais usuários

A correta utilização dos capacetes de segurança é de responsabilidade dos trabalhadores e dos visitantes. Para que os EPI’s sejam usados corretamente, a empresa deve instruir seus colaboradores e os demais usuários para que eles entendam como fazer essa utilização adequada e que dela depende a eficácia da proteção. Devem receber também orientações sobre o cuidado durante o uso e sobre o correto armazenamento e devolução dos mesmos ao fim dos turnos de trabalho.

Chegamos ao fim de mais um artigo, com o qual aprendemos um pouco mais sobre a necessidade, a eficácia e a obrigatoriedade do uso de capacetes de proteção para a segurança de todos que integram as dependências de uma obra na construção civil.

Para não perder nenhuma de nossas novidades e estar sempre por dentro do que acontece e é importante para a construção civil, assine nosso newsletter e nos acompanhe!